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Cursos e programas para 2013 em Tecnologia Educacional

Para realizar sua pré-inscrição de participação nos cursos, preencha seu formulário e envie:


Cronograma para 2013 (sujeito a alterações de acordo com a demanda: inscrições recebidas)

Curso
Datas previstas
Proinfo Integrado - modulo2: Tecnologias na educação
Março a julho – inscrições abertas
Formação pela Escola – módulo com maior numero de inscrições (CB, PDDE, FUNDEB, PTE, PNAE, PLI)
Março/abril -– inscrições abertas
Proinfo Integrado – modulo3: Elaboração de projetos
Agosto a dezembro
Intel Educar: Fundamentos básicos
Março a dezembro (formação de turmas de acordo com a demanda)
Proinfo Integrado – modulo1: Introdução a educação digital
Mídias na educação
Internet Segura II
Aguardando oferta de vagas pela EFAP/Rede do Saber – cursos on line
Live@Edu
Pilares da educação digital
Novos cursos a serem implantados – ainda não disponíveis
Intel Educar: serie elementos (5 cursos diferentes)
Aguardando formação e posterior oferta de vagas
Formação pela Escola – Controle social e Prestação de contas
Proinfo Integrado – modulo4: Redes de aprendizagem
Proinfo Integrado – modulo5: Estudos autônomos

Descrição dos cursos:

Cursos: ProInfo Integrado (SEE/MEC/EFAP)
O Proinfo Integrado é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais. O programa engloba:

Introdução à Educação Digital
(60 horas= 20 presencial + 40 distancia – presença obrigatória 4 presenciais de 4hs cada)
Conteúdos: Blog, e-mail, formatação Word, planilhas Excel,pesquisa na Internet, GoogleDocs
Publico alvo: para quem tem formação como professor (com pouco conhecimento de informática)

Tecnologias na Educação (60 horas= 20 presencial + 40 distancia – presença obrigatória 3 presenciais de 4hs cada)
Conteúdos: Hipertexto, Blog, Currículo, Poster em ppt, Mapas conceituais, Redes sociais, Webquest, Portal do Professor, YouTube, grupos no Facebook
Publico alvo: para quem tem formação como professor

 Elaboração de Projetos (40 horas= 12 presencial + 28 distancia – presença obrigatória 2 presenciais de 4hs cada)
Conteúdos: Blog, Portal do Professor, Projetos da SEE, YouTube, grupos no Facebook, Movie Maker, Mapas conceituais, Banco de projetos
Publico alvo: para quem tem formação como professor

Redes de aprendizagem – ainda não disponível para oferta
(40 horas= 12 presencial + 28 distancia – presença obrigatória 2 presenciais de 4hs cada)
Conteúdos: Papel da escola e dos professores frente a cultura digital, Portal do  Professor, projeto de aprendizagem, editor de texto, planilhas
Publico alvo: para quem tem formação como professor


Estudos Autônomos – ainda não disponível para oferta
3 etapas de 40 + 100 + 40 horas
Conteúdos: Introdução a educação digital, Tecnologias na educação, Redes de aprendizagem
Publico alvo: para quem tem formação como professor

Visite o site do MEC: 
Proinfo Integrado

Formação pela escola (MEC / SEE / EFAP)
É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por  objetivo  contribuir  para  o  fortalecimento  da  atuação  dos  agentes  e  parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais  financiados pelo FNDE.
É organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um módulo  de competências básicas (CB), com a  temática “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, pré  requisito para os outros módulos temáticos:
PDDE = Programa Dinheiro Direto na Escola,  PTE= Programa de Transporte Escolar,  PLI= Programas de Livros – todos que envolvem entrega de livros,  PNAE= Programa de Alimentação Escolar,  FUNDEB= Fundo Nacional da  Educação Básica.
Dois cursos novos a serem implantados:  Controle Social Prestação  de  contas.
Esses módulos serão oferecidos  conforme o interesse e a necessidade do cursista ou do grupo. Cada módulo é  realizado em duas  fases:  fase presencial, com oito horas (em dois encontros presenciais de até 4 horas cada, fora do horário de serviço do cursista), e fase a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45. As vagas são limitadas a 40 alunos por turma e pode se inscrever qualquer cidadão que  tenha  interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE (gestores,  professores e funcionários das escolas).

Conheça o site do programa: FNDE - Formação pela escola

Intel Educar (Fundação Bradesco / EFAP)
Intel  Educar é um programa de formação de professores que tem como objetivo prepará-los para  promover o aprendizado com base na investigação, possibilitando integrar, efetivamente, a utilização de computadores ao currículo escolar, de modo a resultar em melhoria na aprendizagem dos alunos.

Fundamentos Básicos:
O curso, parceria da SEE/SP, Intel e Fundação Bradesco,  consiste em quarenta horas, sendo 32 horas presenciais e oito horas a distância.
Publico alvo: para quem tem formação como professor (com pouco conhecimento de informática)
Conteúdos: habilidades do secXXI, Sistema operacional, pesquisa Internet, processador de texto,formulários, multimídias, ppt, planilhas, plano de ação, abordagens do secXXI


Intel Educar: serie elementos – ainda não disponível para oferta
 5 cursos diferentes - Aprendizagem baseada em projetos
60hs on line (plataforma Rede do Saber)

Visite o site: Intel Educação  

Mídias em Ação (EFAP/ DE)

Curso elaborado pelos PCNP de Tecnologia com o objetivo de fornecer subsídios para que o Professor possa utilizar pedagogicamente as tecnologias presentes no dia-a-dia do aluno como TV, Vídeo, Máquina Fotográfica, celular entre outros, articulado com os recursos disponíveis na WEB 2.0 e com o atual currículo.
Carga horária= 32 horas sendo 24 presenciais e 8h a distancia com certificação da EFAP. Este curso é oferecido de acordo com a disponibilidade do PCNP de Tecnologia – em dias de semana, horário pré estabelecido
- Para 2013 – 30 vagas (inicio previsto maio)
Conteúdos: GoogleDocs, MovieMaker, YouTube, Edição de som, video e imagens, Redes sociais, Segurança na Internet, grupos no Facebook,


Cursos: Live@edu e Pilares da educação digital (Microsoft educação e EFAP)

O curso do Live@edu – Educação e Colaboração na Nuvem foi desenvolvido pela Microsoft Educação com o intuito de fornecer conteúdos voltados aos professores das redes municipais e estaduais. Estes conteúdos abordam as funcionalidades dos recursos disponíveis na plataforma Live Workspace para a aplicação na educação. A ideia é que professores e estagiários do Acessa Escola tenham acesso a diferentes tecnologias digitais que podem propiciar uma maior comunicação, interação e dinamismo às atividades escolares. Certifica-se os docentes que participarem dos encontros presenciais e realizarem as atividades propostas. A certificação será de 32 horas pela Microsoft e EFAP.
Conteúdos: E-mail, Skydrive, Office Web, Mensagem instantanea, Grupos, MovieMaker – recursos na nuvem


Pilares da Educação Digital possui um foco mais pedagógico-filosófico e menos técnico. Neste curso, os participantes poderão usufruir de um conteúdo voltado para a relação entre o docente e a informação que é encontrada nos meios digitais. Espera-se, que ao final do curso, os docentes saibam como obter de forma mais dinâmica as informações de que necessita, saiba gerenciá-las, após uma boa análise desta e, posteriormente, possam interagir com outros docentes para que se publique estas  e, por último, que os docentes tenham o embasamento para discussões significativas. Certifica-se os docentes que participarem do encontro presencial e realizarem ao menos 80% do estudo do conteúdo do curso. A certificação será de 62 horas.
Conheça os programas: Aprender em parceria


Programa Acessa Escola
Acessa Escola, um programa desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da FDE, tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar. Na DE Itararé temos 25 escolas participantes. Em cada escola temos em cada período um estagiário de EM que recebe remuneração e capacitação para gerenciar a sala cadastrando os usuários, liberando as máquinas, orientando e agendando aulas para os professores.
Ver: Acessa Escola - site oficial
Programa na DE Itararé: Blog do Acessa Itararé

Projeto: Rede de projetos

A Rede de Projetos do Programa Acessa Escola é, um espaço de visibilidade, compartilhamento, apoio e suporte à idéias, ações, iniciativas e projetos nas Escolas Estaduais. É também uma política pública de inclusão digital que utiliza as mídias sociais e processos de apropriação de tecnologia das Salas de Internet do Programa Acessa Escola, estimulando o protagonismo e a colaboração em rede!  Toda a comunidade escolar pode participar da Rede - direção, alunos, estagiários, professores, funcionários e a comunidade no entorno da escola. Usuários cadastrados têm tempo maior (2 horas) para utilização da sala. As inscrições são realizadas no site: Cadastro - Rede de projetos

Curso: Aluno monitor e Desafio Digital (Microsoft Educação)
O Programa Aluno Monitor tem por objetivo promover a formação em conceitos básicos de tecnologia, o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos. Os participantes terão acesso a conteúdos amplos que estão separados em seis fases, ao final de cada fase, o aluno deverá se submeter a uma avaliação.
Desafio Digital: Curso baseado em tecnologias atuais que apresenta conhecimentos específicos da área de TI. Alunos do ensino médio podem explorar o grande universo da tecnologia da informação por meio de desafios que tem como produto final, a criação de projetos utilizando diversificadas ferramentas tecnológicas, beneficiando assim, a formação profissional do jovem. Para cada fase do programa, os alunos produzirão um projeto. Ao final, cada aluno deverá ter em seu portfólio um projeto de website, uma simulação de robô e um game. São estes projetos que possibilitarão ao aluno receber a certificação. Quando há oferta de vagas as inscrições são realizadas no site por meio do PCONP de Tecnologia da Diretoria de Ensino.
Portal de capacitação dos alunos: Aluno Monitor

Mídias na educação (MEC)
É um programa a distância, desenvolvido em módulos para a formação continuada de profissionais da educação, no uso pedagógico de diferentes tecnologias da informação e da comunicação. Por meio da integração da TV e vídeo, informática, rádio e material impresso, ao processo de ensino e aprendizagem, visa contribuir para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de estimular a produção nas diversas mídias. Neste programa estão previstos três níveis de certificação chamados ciclos de estudo: 
- Ciclo Básico, de Extensão, com 120 horas de duração; 
- Ciclo Intermediário, de Aperfeiçoamento, com 180 horas; 
- Ciclo Avançado, de Especialização, com 360 horas.
O programa Mídias na Educação é desenvolvido pela SEED/MEC em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) - sendo estas responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos, assim como pela seleção e capacitação de tutores. O curso é oferecido aos profissionais da educação e as inscrições (quando há ofertas de vagas) são realizadas no site do E-proinfo por meio do PCNP de Tecnologia da Diretoria de Ensino.
Acesso ao Site: Eproinfo

Projeto: Minha terra
A idéia é proporcionar que alunos e professores compartilhem informações, experiências e produzam conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira a partir da leitura de sua própria identidade local – daí o nome Minha Terra. Uma parceria entre o Programa EducaRede e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, CEPEC, que iniciou em 2004, articula interatividade e conteúdos do Portal, formando comunidades virtuais de aprendizagem temáticas. Por meio dela, são feitos contatos diários com os participantes. Eles também contam com o auxílio das ferramentas  busca, fórum, YouTube, Twitter, bate-papo, entre outros, para pesquisa, interação e produção de conhecimento. Em abril/2011 tivemos o Minha terra aprender a inovar. Visite o site: Educarede

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Agradeço sua colaboração!
Márcia R.P. - PCNP de Tecnologia